Um site para chamar de seu

autor: Ronei Sampaio
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Websites, sítios virtuais ou sites estão presentes desde que a internet se popularizou, ampliando as possibilidades de acesso e de criação de conteúdo. De autoria do físico inglês Tim Berners-Lee, o primeiro site nasceu em 1991 e, apenas sete anos mais tarde, a rede mundial de computadores já contavam com 2.4 milhões de sites. Atualmente, o número já é de quase 2 bilhões de websites*. E olha que os anos 90 foram logo ali, hein? 

Mas investir em um site continua sendo um esforço relevante e nesse artigo vamos abordar um pouco desse assunto, além de apresentar alguns pontos a serem observados no caso de você querer desenvolver um para o seu projeto.

Bom, você pode estar pensando: o que justifica desenvolver um site em pleno 2020 em meio a bilhões de outros? No início da década de 2010 e com a explosão das redes sociais (sobretudo do senhor Facebook), várias empresas consideraram extinguir seus sites e migrar todo o seu conteúdo para a rede do Markizinho – algumas de fato fizeram isso. Naquela época, grande parte da internet parecia se resumir ao Facebook e tudo o de mais “antenado” rolava por lá. Com o tempo, a referida rede social foi modificando seu modo de priorização de conteúdo (os famosos algoritmos, que mudam todo dia) e ficou mais difícil projetar seu conteúdo como planejado inicialmente. E a verdade é que ter um negócio e fazê-lo visto começou a custar caro pros lados de lá.

Com o passar dos anos e sobretudo com a emergência de novas técnicas de vendas na web, o site voltou a ter protagonismo, sendo compreendido hoje como o primeiro instrumento para uma boa estratégia de marketing digital, seja ele de atração (inbound) ou de anúncios em plataformas conhecidas (como o Google Ads). 

A pergunta que fica é: se ainda é importante ter um site nesse novo (nem tanto, vai) ambiente de negócios, o que devo levar em consideração no momento de desenvolver um para chamar de meu? É aqui que vamos fazer uma lista de pontos a se observar na estruturação dessa ferramenta de comunicação.

Defina um objetivo claro

No momento inicial de um projeto como esses, o objetivo é o rei. Isso signfica pensar em como o seu futuro site irá contribuir com as metas de seu empreendimento. Isso porque o modo de construção de uma página virtual pode variar muito se você quiser ter apenas uma discreta presença online – quase como um cartão de visitas -, se você quiser ser  bem rankeado nos resultados das buscas dos principais portais ou mesmo se a ideia é fazer vendas online em um esquema de loja. São produtos completamente diferentes. A dica aqui é: se você ainda não sabe bem o que um site pode fazer por você, converse com um especialista (olha nós aqui ;). Assim, você pode traçar melhor a jornada do seu cliente e, assim, sua estratégia de atração. 

Pense em qual ferramenta utilizar

Como o seu site será gerido? Essa pergunta está diretamente conectada com a sua realidade. Atualmente, há inúmeros modos de se construir um site e você pode até fazer isso por conta própria – taí Wix pra provar. Será necessário certos conhecimentos de design e de desenvolvimento (poucos, mas que los hay, hay). Há plataformas que são o “padrão da indústria” para a construção de sites, pois permitem que os próprios usuários façam personalizações, como é o caso do WordPress. Há também a possibilidade de se construir um sistema de gerenciamento 100% personalizado e até mesmo não construir nenhum sistema, o que faz com que você dependa sempre de um desenvolvedor (ou de conhecimentos de programação) para atualizar mesmo pequenas informações. A nossa dica aqui é: procure tecnologias que não amarrem você a um fornecedor único, mas que permita com que mais pessoas consigam lidar com o produto. Por que? Porque o mundo é incerto e o produto é seu.

Atenção ao processo

Produtos digitais centrados nos usuários performam melhor e a razão disso é porque antes de desenhar, precisamos escutar e entender necessidades DOS NOSSOS USUÁRIOS. A esse estudo com os usuários dá-se o nome de UX, que é uma sigla gringa para User Experience ou “Experiência do Usuário”, o que não se limita somente à internet, mas tem nele terreno fértil. Então, confira sempre se seu fornecedor passa pelo ciclo: pesquisa, imersão, prototipação, teste, desenvolvimento e implementação. Parece loooongo o processo, mas é mais seguro – e vale a reflexão para quem oferecer site feito em uma semana ou com um preço muito barato. Pegue na mão do processo e vá!

Os profissionais

Ponto sensível, ponto delicado, mas que precisa ser abordado. Há uma gama gigante de profissionais por aí e, assim como variam os métodos, variam os preços. Aqui voltamos novamente ao quanto você pode investir e ao seu objetivo de negócio. Haverá profissionais que trabalharão com temas (esqueletos) já prontos de site e farão personalizações. Há outros que se sentirão mais confortáveis para trabalhar com algo exclusivo, feito especialmente para os clientes. O mundo é amplo (e na internet mais ainda). Então, a dica é pedir pelo portfólio, discutir a sua expectativa de prazo (à luz do ponto anterior), conversar com o profissional e verificar se vocês combinam – necessidade e capacidade de atendimento. 

O recheio

Muitos clientes acreditam que serão capazes de desenvolver todo o conteúdo de texto e imagem para o site (alguns de fato serão, precisando investir mais tempo e energia do que o planejado), mas a maioria descobre que essa tarefa é mais cansativa do que parece a princípio. O conteúdo precisa ser construído tendo como base o tom de voz da marca, tendo uma expressão verbal e visual alinhadas à sua identidade e ao seu poscionamento e, por mais que construir texto pareça uma tarefa fácil, pode dar um trabalhão e ser um fator de atraso na implementação de seu amado site. A dica é: verifique a possibilidade de contratar um(a) profissional de redação – os chamados Copywriters (sim, no mundo da internet a galera ama um estrangeirismo). 

+ do que designer e programador

“Depois de contratar o meu site, teremos automaticamente um aumento expressivo de conversão?”. A coisa não é bem assim porque o trabalho com sites é como o trabalho com grande parte de ferramentas de comunicação: o retorno depende de uma rede de pessoas empenhadas em suas funções. Vamos explicar: se você deseja promovê-lo por meio de anúncios, é importante contar com a parceria de um profissional cuja especialidade seja essa; já se você deseja trabalhar em conjunto com estratégias de redes sociais, um profissional voltado para isso pode ser acionado, e por aí vai. É muito importante no início do projeto já mapear a rede de pessoas que podem te auxiliar na realização dos objetivos do negócio para não ter nenhuma surpresa no futuro e planejar seu orçamento com assertividade. 

Preze por uma experiência única

Se você está investindo em uma ferramenta mais parrudinha, como é o caso de um site, é importante buscar também por meio do design diferenciação e uma experiência ________. O espaço deve ser preenchido com o adjetivo que define a personalidade do seu empreendimento.. Por isso, é importante contar com um bom design de interface (e claro, com um(a) bom(a) designer de interface) para construir visualmente essa experiência alinhado à experiência que apuramos com eles ser mais adequada. Também pode ser legal levantar algumas referências de antemão sobre sites na mesma pegada do que você irá desenvolver – já que já temos um mundo com quase 2 bilhões de referências. Atenção: referência aqui não se relaciona à cópia, plágio ou qualquer coisa do tipo. É mais uma análise de ambiência ou mesmo inspirações para o desenvolvimento.

O projeto precisa durar

Para encerrar, vamos seguir o fluxo usual do projeto de sites e contar da importância da documentação e treinamento. Todo projeto de design (seja de identidade visual, de sites ou mesmo de uma revista periódica) precisa ter uma documentação capaz de contar um pouco do processo e, sobretudo, de como gerenciar a ferramenta. Essa documentação pode ser destinada ao proprietário do site ou mesmo a um usuário especializado, como desenvolvedores ou designers. Por isso, sempre procure por fazedores de site capazes de oferecer esse material e um treinamento rápido no final do processo. É a garantia de que seu produto terá consistência ao longo de bons anos de existência. 

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* Dados obtidos no blog Sapo 25. https://executivedigest.sapo.pt/afinal-quantos-sites-realmente-existem-na-internet/ 

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