O que é branding?
autor:
Pabline Felix
publicado em:
O termo “branding” começou a ocupar as mídias e conteúdos de pessoas que trabalham com marketing e publicidade, mas nem sempre com o sentido certo. Vemos muitas vezes um uso do termo inglês como sinônimo de identidade visual ou na definição dos famosos “missão-visão-valores”, mas o seu real sentido está relacionado a algo muito mais profundo e impactante: um modelo de gestão orientado pela marca.
E aqui se faz obrigatório discutir o que é, de fato, marca: resumindo, é tudo que está relacionado à sua organização/empresa/projeto e que pode ser percebido pelos seus públicos, sejam eles internos, externos, diretos ou indiretos. Marca não é logo, marca não é nome, marca não é loja, mas também é isso tudo. Marca é o seu maior ativo empresarial e, ainda assim, não podemos coloca-la numa redoma protetora.
Marca só existe no encontro com o outro.
Marca é ação e interação.
Marca é compartilhamento e, por isso, sempre vai passar pela percepção alheia.
Por isso, tem que ser parte de um esforço contínuo, algo que faz parte do dia a dia da organização e uma responsabilidade dividida por todos os colaboradores. Por isso o “ing” indicativo de continuidade nessa palavrinha da moda.
Mas o que é o processo de que muitas empresas falam?
É possível, sim, conhecer, entender, pensar e planejar bases para uma marca. A esse processo damos o nome de Planejamento Estratégico de Marcas. Trata-se de um estudo aprofundado que leva em consideração os diversos cenários em que existe a iniciativa e a sua relação – existente ou aspiracional – com as pessoas que compõem esses espaços. Seu objetivo é reunir e organizar as diversas informações que servirão de base para a proposição de ações institucionais, proporcionando uma performance brand oriented.
Ou seja: estamos falando de um projeto – com começo, meio e fim e, inclusive, com nome: brand book! – que vai servir de fundamento para um processo constante. E que deve, agora sim, ser chamado pelo nome certo: branding.
Achou legal esse texto? A gente ainda tem muito para falar sobre marca! Se inscreve aí que de vez em quando a gente solta newsletter e sempre tem conteúdo sobre planejamento, branding, tendências… Se preferir, me chama no zap pra gente trocar uma ideia sobre o futuro da sua marca. 😉
Vamos desenvolver um novo projeto juntos?
Clique aqui e entre em contato para nos contar sua mais nova ideia!
O que você achou dessa matéria?
Conta pra gente.
Todos os campos devem ser preenchidos. Seu email não será publicado.