Vamos!

Ficha Técnica:

Direção de Criação: Ronei Sampaio
Atendimento: Pabline Felix
Designer: Viviane Silva
Apresentação: Renata Gomes

Amí recebeu a missão de desenvolver o projeto gráfico, diagramação e ilustrações para a publicação “Vamos!”, que reunia orientações para mediação de encontros formativos de prevenção à violência contra a mulher. De autoria de Oxford Policy, o projeto foi inicialmente desenvolvido em Uganda e, posteriormente, trazido para o Piauí, sofrendo modificações para se adaptar melhor ao contexto local. A publicação foi o resultado de todas as vivências no Brasil e a intenção foi a de desenvolver um documento com viés prático, pensando para o dia a dia. 

O público da publicação é constituído por lideranças comunitárias brasileiras que desejam se engajar de modo mais ativo na luta feminista. Para se conectar de forma eficaz com seus leitores, o desejo foi por uma publicação que transmitisse ânimo, ludicidade e que fosse capaz de despertar para a ação.

O projeto gráfico prezou por um formato confortável para a leitura e por uma paleta cromática que fazia homenagem ao estado onde o projeto nasceu no Brasil, o Piauí. As dunas, cidades, caatinga, serras e o mar foram a inspiração para alcançarmos matizes vibrantes e alegres, mas capazes de conferir ainda a institucionalidade necessária para o tema. 

O sol foi metáfora gráfica explorada da capa ao miolo da publicação.

Já do ponto de vista ilustrativo, trabalhamos com a metáfora visual do sol. A ideia foi representar calor, luminosidade, intensidade, alegria e irradiação. O sol foi ponto de partida para releituras diversas em composições que representavam os assuntos dos capítulos.

As capas ilustradas tem o objetivo de captar a atenção do leitor em um desafio de interpretação: por que o sol está representado dessa maneira e não de outra?


Gostou? Conheça aqui outros projetos como esse:

Design para publicações
Fale Conosco!
Como Podemos Ajudar?