Ciranda

Ficha Técnica:

Direção de Criação: Ronei Sampaio
Coordenação editorial: Fernanda Brescia e Viviane Silva
Projeto Gráfico: Amanda Gonçalves e Viviane Silva
Diagramação: João Vitor, Vitória Elen, Natália Xavier, Renata Gomes, Gabriel Certica
Apresentação para portfolio: Renata Gomes

Uma coleção didática para educação infantil pode ser um mundo! Partimos dessa premissa quando o Mathema nos apresentou o desafio (delicioso, por sinal) de redesenhar o projeto Ciranda, partindo dasua identidade visual e indo até o projeto gráfico, ilustração e diagramação de sua coleção para crianças de três, quatro e cinco anos.

Para criar a identidade fomos escutar de quem entende do assunto: as próprias crianças. Com o auxílio do Mathema, chamamos os os pequenos para uma oficina colaborativa. Tinta, papel, dedo e palito de picolé foram os insumos de composições inusitadas e que serviram de base para os elementos da identidade. 

A assinatura visual (logotipo) conta a história do encantamento que faz parte do processo de ensino e aprendizagem, o “plim” que sucede cada pequena descoberta. Com uma paleta vibrante e os desenhos incríveis das crianças em mãos, partimos para as composições para ambientes diversos de aplicação, tais como redes sociais, papelaria e landing page.

O segundo momento foi o de desenho do projeto gráfico da nova coleção Ciranda. Os elementos da identidade foram a inspiração para mosaicos ilustrativos que compuseram as capas dos materiais. Uma importante diretriz do projeto foi trazer o mesmo cuidado e encantamento presentes no material das crianças para o material do professor – principais embaixadores do projeto.

Quer diversidade? O Ciranda tem e não é pouco! O universo visual do Ciranda foi composto por uma equipe de mais de trinta ilustradores. A ideia foi promover a variedade de traços e estilos e, com isso, contribuir para a ampliação do repertório visual das crianças. As personagens representadas nos livros são de todas as cores, de diversos contextos e condições. O cuidado foi o de considerar todas e todos como parte integrante e importante para a brincadeira.

Ao todo, produzimos mais de 38 livros didáticos e também livros de literatura, com corajosas releituras de alguns contos e fábulas populares no universo infantil. Por que não uma Cinderela negra que trouxesse referências estéticas e reflexões importantes sobre raça? E que tal uma princesa que não precisasse se encaixar nos padrões e silhuetas tão exploradas pelo universo tradicional dos contos de fada? O Ciranda nos permitiu essa viagem e, com ela, aprendemos que a educação pode ser mesmo transformadora.

Deseja desenhar um material didático inovador e capaz de suscitar reflexões importantes? É só nos chamar!

A criança representada pelo Ciranda é curiosa, inventiva e olha para o mundo como um espaço a ser transformado. É capaz de brincar com elementos simples e construir castelos com o poder da imaginação.

Os materiais dos professores também contaram com a contribuição das crianças. No livro ao lado, as ilustrações da calha (centro do livro) foram desenvolvidas por crianças de diversas escolas do programa.

* Ilustração da capa: Bruna Lubambo (uma das ilustradoras do Ciranda)


Gostou? Conheça aqui outros projetos como esse:

Design para publicações
Fale Conosco!
Como Podemos Ajudar?