Guias do Programa Formare

Ficha Técnica:

Direção de Criação: Ronei Sampaio
Relacionamento: Pabline Felix
Diagramação: Amanda Gonçalves, Natalia Xavier, Halef Oliveira, Lucas D’Ascenção, Vitoria Patrocínio, Renata Gomes, Marina Venâncio
Ilustrações e capa: Marina Venâncio, Amanda Gonçalves
Apresentação: Renata Gomes

Materiais didáticos não precisam ser chatos. Foi pensando nisso que desenvolvemos os guias dos programas profissionalizantes do Programa Formare, iniciativa da Fundação IOCHPE voltada para o desenvolvimento profissional. A formação concilia teoria e vivência prática por meio da atuação em empresas parceiras. 

O desafio era desenvolver guias para uso no ambiente online e impresso e que conseguissem se conectar com os alunos do programa: adolescente entre 16 e 19 anos em vulnerabilidade econômica e residentes das comunidades do entorno das empresas. Além disso, o projeto gráfico dos materiais precisava também se conectar com os educadores que, muitas das vezes, são colaboradores das empresas que exercem a atividade de forma voluntária. 

Para responder ao desafio, Amí desenvolveu um projeto gráfico vibrante que contou com uma linguagem ilustrativa de impacto somada à diversas padronagens gráficas. Para a mancha de texto, optamos por composições leves, privilegiando a navegação dos leitores e otimizando os livros para a versão digital e impressa. O resultado foi uma linguagem visual que potencializou a relação dos alunos com os conteúdos e abarcou de modo eficiente os vários temas abordados na coleção.

Cores vibrantes e ilustrações diretas para criar relação de proximidade com os estudantes.

Além das versões impressas, versões foram desenvolvidas especialmente para leitura em telas em dispositivos como tablets ou em computadores.


Gostou? Conheça aqui outros projetos como esse:

Design para publicações
Fale Conosco!
Como Podemos Ajudar?