MGEO
Identidade visual
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Ronei Sampaio
Atendimento: Pabline Felix
Designer: Viviane Silva
Apresentação: Renata Gomes
Em Amí, acreditamos que bons projetos exigem mergulho. Com MGEO, a equipe entrou de cabeça em um universo até então desconhecido das rochas, fósseis, minerais, gemas e meteoritos para construir uma nova identidade visual do Museu de Geociências da UNB, localizado no campo Darcy Ribero. Fundado em 1965, o espaço conta com cerca de 1000 amostras procedentes de diversos locais do Brasil e do exterior.
Os conceitos que nortearam o nosso caminho por esse universo foram os de credibilidade, proximidade e atratividade. O principal objetivo da marca era trabalhar a mescla entre o meio científico, marcado pelo rigor e seriedade da academia, com o meio não científico, composto por visitantes de diferentes idades e interesses. Isso fez com que o time de design considerasse o uso de formas advindas do universo da geologia, mas que pudessem ser reconhecidas pelo público mais amplo e que potencializam a conexão com o espaço.
Definimos quatro cores principais em uma paleta suave e harmônica. Já o símbolo da assinatura visual (logotipo) trouxe os ângulos e diagonais característicos das arestas e faces e os coloridos das formações rochosas. Já a amplitude do campo da geologia ficou por conta dos elementos extensivos, desenvolvidos em diversas versões – em cores ou em linhas – para ampliar a presença da marca em diversos espaços, ampliando a versatilidade de seus usos.
A versão em uma cor da assinatura visual valoriza as linhas e ângulos e amplia as possibilidades de aplicação.