AIC

Ficha Técnica:

Plataforma de Marca: Pabline Felix e Marina Montenegro
Identidade visual: Viviane Silva, Ronei Sampaio em colaboração com a equipe de design da AIC
Guia de uso: Letícia Fiúza
Design de interface: Viviane Silva
Apresentação: Renata Gomes
Desenvolvimento: João Paulo Ferreira

Uma marca é mais do que um logotipo, cores ou imagens. A marca é uma construção complexa que dialoga com o passado, o presente e o futuro das organizações. Ela é um conjunto de associações que contempla seus discursos, posicionamentos e associações que os públicos de relacionamento fazem a partir da interação cotidiana. 

A Agência de Iniciativas Cidadãs – AIC nos procurou com o seguinte desafio: atualizar o seu posicionamento, valores, atributos e verbos de ação tendo em vista mudanças em seu próprio contexto de atuação. Missão atribuída, partimos para a construção da plataforma de marca, o primeiro passo para uma gestão eficiente de branding. 

Na construção de uma plataforma, olhamos para três direções: o mundo exterior nos traz um estudo de cenário de atuação, tendências e oportunidades; o mundo interior nos mostra como a organização se vê pelos olhos de seus gestores e colaboradores; e a vertente do relacionamento, que nos indica como os diversos públicos (clientes e fornecedores) enxergam a existência e a atuação da entidade. Por meio desse diagnóstico, partimos para a segunda fase do trabalho, a de construção da plataforma.

Tijolo por tijolo, o desenho vai ganhando forma e o primeiro passo é consolidarmos a personalidade dessa marca. Se ela fosse uma pessoa, como ela seria? Qual é o seu tom de voz? Quem ela admira e como você o mundo a sua volta? Estabelecido essa território, avançamos para o posicionamento que visa responder o que a marca oferece para o seu público e quais são as suas vantagens competitivas. Avançamos rumo à essência da marca, que é o motivo pelo qual ela existe e é capaz de inspirar todos aqueles que entram em contato com ela.

Plataforma construída, é hora de avançar alguns degraus e o próximo passo foi o desenvolvimento da identidade visual para a marca. O projeto ressaltou a importância do encontro das trajetórias dos sujeitos por meio de diálogos significativos. Pessoas, grupos, empresas e universidades se encontram na missão de construir um mundo que preza pela cidadania e sustentabilidade. O resultado desse encontro é um composto de formas que pode crescer em direção ao infinito. O motor de todas as ações é a criatividade. 

Os valores da AIC foram interpretados em gráficos vibrantes, que ora dialogam com a figuração, ora com a abstração.


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