Eu ensino Matemática
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Pabline Felix
Design de Inteface e ilustrações: Ronei Sampaio
Apresentação: Renata Gomes
Desenvolvimento: Christiano Junio (Nascer.net)
Ouvir o público é fator determinante para se construir bons projetos e produtos. O Mathema levou essa máxima a sério e fez uma pesquisa para entender como professores de matemática enxergavam os cursos e oportunidades de educação continuada na área. Mas se gráficos e números podem parecer, a princípio, desinteressantes, com uma pitada ilustrativa, uma nova organização da informação e movimentos interativos podemos apresentar resultados de uma forma cativante. O resultado da consulta foi o “Eu Ensino Matemática”, um site que Amí desenvolveu para que os achados da pesquisa pudessem ser acessados de modo mais amplo e instigante pelo público interessado.
Desafio
O desafio principal foi o de construir uma experiência intuitiva e divertida para um produto que, quase sempre, vira relatório. O primeiro passo foi construir a identidade visual da pesquisa e, para isso, levamos em consideração a ideia de diálogo – representado pela forma de balão – e o sinal matemático de soma (o +) para enfatizarmos a importância da colaboração. O aspecto da inovação ficou por conta da paleta cromática, que por meio de três cores, produziu combinações vibrantes.
Para o site, escolhemos o formato de uma única página (conhecida também como site one page) responsiva, ou seja, com funcionamento aprimorado em sua versão desktop ou mobile (para celular). Desenvolvemos ilustrações exclusivas para o projeto, levando em consideração as ideias de diversidade e de diálogo e personagens nos mais diversos contextos, desde aqueles mais corriqueiros até os imaginários – não há limites quando se trata de conhecimento, não é mesmo? Para tornar a experiência de navegação memorável, propusemos animações e microinterações divertidas e sincronizadas com a rolagem da página.
Confira o resultado abaixo e crie também uma experiência memorável conosco.
Visite também o site do projeto.
Personagens diversos deram uma pegada lúdica ao assunto normalmente visto como sério.
As ilustrações abordam o tema com uma abordagem surreal, recuperando o aspecto criativo próprio do aprendizado.