Coleção Didática Telecurso
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Viviane Silva, Ronei Sampaio e Letícia Fiuza
Projeto gráfico: Letícia Fiuza
Capas: Thaís Almeida, Fabiana Baracat, Letícia Fiuza
Diagramação: Letícia Fiuza, Maiara Oliveira, Natalia Xavier, Emmanuele Borges, Beatriz Vasconcelos, Thaís Almeida
Ilustrações: Jocosa Aguiar, Nathalia Bernstein, Pabline Felix, Renê Duarte, Natalia Xavier, Prisca Paes, Letícia Fiuza e Beatriz Vasconcelos
Revisão: Eduardo Oliveira, Lilian Oliveira, Fernanda Minucci e Márcia Romano
Atendimento: Thiago Prata e Pabline Felix
Gestão de projetos: Pabline Felix
O projeto consiste no desenvolvimento do projeto gráfico de uma coleção didática composta de 10 livros, contemplando material do aluno e do professor dentro das quatro áreas do conhecimento da BNCC (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), que serão implementados nas salas de aula parceiras do Telecurso. Os livros são voltados para pessoas com defasagem escolar, tendo sido elaborados visando uma experiência de aprendizagem mais contextualizada e acessível, que conversa com a metodologia de Paulo Freire, estando associada ao contexto sociocultural e em diálogo com as realidades de alunos e professores. Os conteúdos pedagógicos privilegiam a contextualização, a leitura de imagens, o fortalecimento das linguagens oral e escrita e a criatividade de estudantes, construindo um ambiente de aprendizagem prazeroso e inventivo.
Além disso, projeto gráfico teve como intuito traduzir os objetivos e preceitos da Metodologia Incluir para Transformar, norteadora do conteúdo pedagógico, a qual valoriza os diferentes saberes, estimula o diálogo e propõe ações e reflexões para transformar o ensino em aprendizado. Para isso foram delineados quatro conceitos principais, que perpassam o projeto como um todo: atração, conexão, acessibilidade e ousadia.
A paleta cromática foi montada de modo a criar a correspondência entre as cores e as áreas do conhecimento da BNCC: Linguagens – amarelo; Ciências Humanas – laranja; Matemática – roxo; Ciências da Natureza – verde. Para melhor diferenciar os livros, houve uma divisão quanto ao seu direcionamento: Estudante – rosa; Professor – vermelho. Já a paleta tipográfica baseou-se na necessidade de um material acessível e inclusivo. Por essa razão, a escolha das tipografias pretende dar amplitude ao texto, mesmo em tamanhos menores, contribuindo assim para uma maior legibilidade, além de conferir o ar de modernidade.
A mancha gráfica e o grid foram pensados considerando o manuseio do livro e os conceitos propostos pelo projeto gráfico. Foi definido um grid modular, que permite ao texto se movimentar pela página, tornando a leitura dinâmica e atrativa.
O propósito principal do projeto foi criar livros capazes de retomar a paixão e carinho com o material didático, para que os estudantes estabeleçam uma relação de afeto com ele.